top of page

Conclusão e Projeção futura:

 

Conclusão:

 

   Atualmente, a energia eólica tem um papel preponderante a nível do fornecimento energético de caráter renovável. O fornecimento de energia por parte do recurso eólico torna-se atrativo para a sociedade, apresentando-se com um papel significativo no portfólio dos sistemas de produção.

Tendo em conta a importância que caracteriza este tipo de energia, é de elevada relevância efetuar estudos de fiabilidade, de modo a obter com precisão uma estimativa dos impactos causados por este tipo de energia intermitente, incontrolável e pouco previsível.

 

   Nos estudos de fiabilidade do sistema produtor, há várias causas para um gerador não estar disponível. Neste tipo de situações, causados por falhas nos equipamentos ou mesmo falhas programadas, para o cálculo das probabilidades das capacidades fora de serviço (CFS), considerando

os alternadores como podendo residir em dois estados distintos, é possível avaliar a probabilidade de determinado componente ou gerador estar fora de serviço, retomando-o posteriormente.

Por forma a se avaliar a fiabilidade do SEE, sem e com produção eólica, utilizam-se métodos probabilísticos para calcular o valor dos índices de fiabilidade mais utilizados: LOLP (Loss of Load Probability) e LOLE (Loss of Load Expectation). O cálculo dos índices de fiabilidade, como das probabilidades das capacidades fora de serviço, foi determinado com a utilização de uma simulação computacional em Visual Basic do Microsoft Excel. A simulação, no entanto, não considera a manutenção programada dos grupos geradores que compõem o sistema produtor termoelétrico.

 

   Na análise dos resultados obtidos, a partir da simulação computacional e de cálculos analíticos, as curvas de fiabilidade permitem avaliar o impacto da integração da produção eólica na fiabilidade do sistema de produção. Substituindo o parque eólico por um gerador convencional foi possível determinar diferentes valores de LOLE e averiguar a diminuição do risco de perda de carga do sistema, bem como o crédito de capacidade (CC) pela a determinação da efetiva capacidade de suporte de carga (ELCC).

 

   Em suma, a energia eólica ao ser integrada no sistema de produção melhora, consideravelmente, a fiabilidade do sistema elétrico de energia (SEE). A utilização dos geradores eólicos permite que algumas das unidades convencionais possam ser substituídas por energias renováveis.

 

 

 

Projeção futura:

 

   Ao integrar-se uma produção de carácter renovável, proveniente de um recurso incontrolável, é importante avaliar qual o seu impacto na fiabilidade da rede em estudo. Para se proceder ao cálculo dos índices, é necessário obter-se informação relativa às produções médias anuais, para o ano em

estudo como para os anos anteriores, bem como prever-se os diagramas de cargas, classificado e característico.

 

   Por outro lado, a obtenção dos dados de produção anual é difícil e, por vezes, impossível de se obter. Uma maior facilidade na obtenção de informação dos sistemas de produção para um período de, aproximadamente, cinco anos, favorece, consideravelmente, a análise a ser efetuada

para avaliar a fiabilidade do sistema elétrico.

 

 

bottom of page