top of page

   A utilização de recursos renováveis, como o vento, para produção de energia elétrica, têm recebido uma considerável atenção nos anos recentes. A energia eólica apresenta-se como o recurso energético renovável com maior sucesso, ao garantir uma proteção ambiental e uma elevada eficiência. A sua intermitência, por outro lado, resulta numa incapacidade de regular a frequência e a tensão, pelo que é necessário utilizar uma adequada modelização por forma a determinar a fiabilidade de um recurso intermitente mas que tem sido integrado em grande escala nos sistemas de produção de energia elétrica.

   Em todo o Mundo e em particular na Europa, a qualidade e a continuidade de serviço são fatores que têm de ser permanentemente garantidos para todos os consumidores. Para além da exigência por parte dos consumidores, de uma adequada qualidade de serviço no fornecimento de energia elétrica, é necessário proceder-se a estudos acerca da modelação da velocidade do vento, à previsão de produção e à fiabilidade do sistema de produção.

   Uma análise detalhada dos diagramas de cargas e das indisponibilidades das unidades convencionais, bem como das produções médias anuais, tanto para centrais convencionais como para eólicas, permite calcular os índices de fiabilidade que, posteriormente, irão disponibilizar informação relativa ao impacto da produção eólica na fiabilidade do sistema de produção.

 

 

 

Palavras-chave:

Energia eólica, Fiabilidade do sistema de produção, Produção eólica, Recursos renováveis, Sistema de produção.

Resumo:

bottom of page